segunda-feira, 3 de junho de 2013

Expedições literárias (chegada)


huge.3.19642
Ao longo do ano de 2012, as Expedições Literárias trilharam parte do caminho inicialmente proposto. Ficaram de fora, por enquanto, Otelo (William Shakespeare), São Bernardo (Graciliano Ramos) e as poesias de Adélia Prado e de Fernando Pessoa.
Não é acertado dizer que chegamos ao ponto final. É verdade que este viajante aqui desembarcou em uma das estações, com a confiança de que outros terão ânimo e criatividade para conduzir o comboio, daqui em diante, a outras paragens.
Não está entre as minhas capacidades, tão limitadas, fazer parar uma força (a força da narrativa, a força de contar estórias, a força de refletir sobre a vida) tão impressionante como essa, de que as Expedições são, na minha vida e na vida dos que dela fazem parte, uma das manifestações visíveis.
Agradeço a todos os que fizeram parte da organização dos encontros, em especial à Luzenir Gonzaga, que preparou os relatos biográficos e que com sua dedicação e jeito ornamentou o nosso ambiente com as cores e os sabores das estórias, dos lugares e dos personagens com que convivemos; e à Acione Menezes, da Escola Interação, não apenas pelo espaço que gentilmente nos cedeu, mas principalmente por ter participado, com seus cativantes testemunhos, das nossas leituras. Fazendo votos de que nos encontremos em outras oportunidades, agradeço também a todos os expedicionários, pelo entusiasmo e pela participação ativa nessa viagem. Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário