segunda-feira, 3 de junho de 2013

Expedições literárias (começo)


Em março de 2012 começamos eu, Luzenir Gonzaga e a Escola Interação, em Águas Formosas, MG, uma série de encontros para falar sobre alguns dos grandes livros da literatura imaginativa universal. Expedições literárias foi o nome escolhido para batizar aquele conjunto de esforços.
O patrono da iniciativa foi, na parte que me cabe nessa empreitada, o prof. José Monir Nasser, idealizador e executor das Expedições pelo mundo da cultura.
O primeiro encontro tratou de explicar Como a literatura pode transformar a sua vida. Para desenvolver com a plateia essa ideia -- que, hoje em dia, tem ares de esquisitice --, levei escritas as seguintes notas:
1) Por ser arte, a literatura nos coloca em contato com o que é belo, com o que é eterno. Através da arte nós podemos encontrar um relativo alívio para nossas angústias e acostumar-nos a viver junto do que é verdadeiro, bom e belo. Ao contemplar uma obra de arte, podemos encontrar um sentido e um significado para nossas ações. “A arte segura o tempo, eterniza uma situação que nos emociona” - Adélia Prado.
2) A arte educa a sensibilidade, os sentimentos. Uma das fontes da nossa infelicidade é a falta ou a desordem dos sentimentos. Amamos o que não vale a pena e não gostamos do que é bom. Não amamos de verdade e não somos amados -- dei sem dar e beijei sem beijo, confessou Drummond. A beleza é fraterna, é amorosa, não exclui.
3) Os bons livros nos colocam em diálogo com toda a humanidade e nos mostram a amplitude e as possibilidades da vida humana. O lugar onde moramos, nosso círculo de amigos, nossa educação, nossa profissão, tudo isso nos dá uma experiência limitada do que é a humanidade. Se você não tem contato com uma variedade grande de pessoas, é provável que acabará não conhecendo o potencial que você tem – e algo em você ficará vazio. Você pode ter nascido para desenvolver possibilidades que você ainda não conhece e que podem estar muito distantes de você. Nós conhecemos uma parte de nós mesmos olhando os outros. Para nos conhecer nós temos que conhecer a humanidade. Se você não conhece as possibilidades da vida humana, você não sabe até onde ela pode se expandir e não sabe portanto até onde você pode ir. Até onde você pode ir? Os clássicos podem iluminar a sua vida; podem ser uma ligação entre você e a espécie humana. Você pode crescer e ser maior que a sua sociedade. Na verdade, você pode ser do tamanho da humanidade!
4) Os clássicos o ajudam a conhecer a si mesmo e a conhecer os outros. Os bons livros colocam diante de nós uma série de personagens muito diversificados e nos mostram as razões de suas ações, seus pensamentos, seus sofrimentos, suas contradições, suas mentiras, sua vida interior. E por isso nos ajudam a refazer o olhar sobre nós mesmos. É como se uma nova antena se instalasse, com uma nova frequência. Você passa a captar, a notar coisas e relações que antes você não percebia. Enfim, você fica mais inteligente. Ao ler os grandes livros, você se conhecerá melhor, entenderá melhor as pessoas, gostará mais delas e saberá lidar melhor com os outros.
5) Você terá maior acesso à história da humanidade e à diversidade cultural. Os bons livros nos colocam em contato com culturas diferentes das nossas. Eles nos contam fatos ligados à história da humanidade, nos situam dentro da grande linha histórica que chega até nós.
6) Através da leitura dos bons livros, aprenderemos a apreciar a nossa vida atual, às vezes simples e às vezes complexa como só ela é. Nós estamos acostumados com o nosso dia a dia. Isso pode nos entediar e nos impedir de apreciar as coisas boas e simples da vida. O hábito e a falta de atenção nos deixam em um estado de adormecimento. Os clássicos nos mostram momentos cotidianos simples mas dignos de atenção e por isso nos abrem os olhos, nos dão a chave para apreciar a vida e gostar do que nos acontece. É preciso cultivar um novo modo de olhar o mundo; um segundo olhar a coisas cotidianas, que antes não percebíamos ou que nos entediavam.
7) A leitura aumenta a nossa capacidade de contar a nossa própria história. Muitas vezes a angústia que sentimos não é com nossa própria vida, mas com o modo com que contamos a nossa vida para nós mesmos e para os outros. Em geral nós damos ao que sentimos uma expressão exagerada ou falsa, que tomamos, depois de muito tempo, pela realidade mesma. O ideal é que nossa própria história, a versão que nós contamos, tenha cores e sons, enfim, que tenha poesia, que seja artística.
8) A leitura dos bons livros nos ajuda a melhorar a expressividade oral e escrita. Com o hábito de ter boas leituras, você absorverá novas e mais adequadas formas de dizer o que percebe e o que sente, se acostumará com as estruturas gramaticais, aumentará seu vocabulário e absorverá os estilos de redação dos grandes escritores.
9) No mínimo, a leitura nos afasta de atividades negativas e nos coloca em um espaço de reflexão muito precioso. A leitura de um romance ou de boas poesias nos desliga um pouco da agitação do mundo, nos dá tempo para ruminar nossos sonhos, nossos planos e nossos desejos.
10) A quem quer ser escritor a leitura dos clássicos permite conviver virtualmente com os futuros "colegas de profissão" e ajuda a expandir a criatividade. Toda arte é ensinada de pessoa a pessoa. O contato com os grandes escritores é um excelente estímulo para desenvolver o gosto pela narrativa e pela expressão através da palavra. Nesse caso, pode ser necessário também conhecer a história da literatura, ler livros de crítica literária, ler autobiografias de grandes escritores, fazer exercícios de imitação dos estilos mais originais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário