sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dom Casmurro no cinema, no teatro e na televisão...

Além da música Capitu, do Luiz Tatit, outras obras têm relação intertextual com o livro Dom Casmurro.
Veja algumas...




Capitu,  filme de 1968 dirigido por Paulo Cesar Saraceni, com roteiro de Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles. É um retrato fiel do livro.





Na novela Laços de Família havia uma persongem chamada Capitu, interpretada pela Giovanna Antonelli. Ela era uma garota de programa de luxo, que se prostituía para pagar a faculdade, a creche do filho e as despesas da casa onde morava com os pais. Mas, no fundo era uma garota romântica e acaba vivendo um grande amor com Fred. Para completar, o personagem Miguel tinha uma livraria cujo nome era Dom Casmurro.

 
Dom, filme lançado em 2003, com direção e roteiro de Moacyr Góes. Mostra uma abordagem contemporânea sobre o ciúme nos relacionamentos. É a história de Bento, um menino, cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batitizá-lo assim em homenagem ao célebre personagem Dom Casmurro. Tantas vezes foi justificada a razão da homenagem que Bento (Dom) cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio Bentinho, destinado a viver exatamente aquela história. A vida imita a arte, e para Dom o triângulo amoroso se forma entre a esposa Ana e seu melhor amigo Miguel. O destino irá fazer com que Bento viva o resto de seus dias com a eterna dúvida à qual Machado condenou seu personagem.





Capitu, microssérie realizada pela Rede Globo em 2008, em comemoração ao centenário de Machado de Assis. Escrita por Euclydes Marinho e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Entrelaça elementos de época, como o figurino, com elementos modernos, como a trilha sonora e tocadores de áudio digital.


E TEM MAIS...

Dom Casmurro, ópera que estreou em 1992 no Teatro Municipal de São Paulo, com libreto de Orlando Codá e música de Ronaldo Miranda.

Capitu, peça dirigida por Marcus Vinícius Faustini. (1999)

Criador e Criatura: o Encontro de Machado e Capitu, peça dirigida por Bibi Ferreira. Livre adaptação de Flávio Aguiar e Ariclê Perez.

http://www.filmesdecinema.com.br/filme-dom-1570/

Nenhum comentário:

Postar um comentário