quarta-feira, 28 de março de 2012

Como a literatura pode transformar a sua vida

Águas Formosas, 23 de março de 2012.


O primeiro encontro das nossas Expedições Literárias aconteceu no dia 23.03.2012 na Escola Interação, em Águas Formosas. Explicamos como a literatura pode transformar a nossa vida. Falamos, naquela fantástica noite, sobre os dez seguintes tópicos. Para você que não conseguiu ir ao encontro, em breve postaremos aqui a gravação das palestras!

 
1) Por ser arte, a literatura nos coloca em contato com o que é belo, com o que é eterno Através da arte nós podemos encontrar um relativo alívio para nossas angústias e acostumar-nos a viver junto do que é verdadeiro, bom e belo. Ao contemplar uma obra de arte, podemos encontrar um sentido e um significado para nossas ações. “A arte segura o tempo, eterniza uma situação que nos emociona” - Adélia Prado.

2)  A arte educa a sensibilidade, os sentimentos

Uma das fontes da nossa infelicidade é a falta ou a desordem dos sentimentos. Amamos o que não vale a pena e não gostamos do que é bom. Não amamos de verdade e não somos amados. A beleza é fraterna, é amorosa, não exclui.



3) Os bons livros nos colocam em diálogo com toda a humanidade e nos mostra a amplitude e as possibilidades da vida humana

O lugar onde moramos, nosso círculo de amigos, nossa educação, nossa profissão, tudo isso nos dá uma experiência limitada do que é a humanidade. Se você não tem contato com uma variedade grande de pessoas, é provável que acabará não conhecendo o potencial que você tem – e algo em você ficará vazio.
Você pode ter nascido para desenvolver possibilidades que você não conhece ou que lhe estão muito distantes.
Nós conhecemos uma parte de nós mesmos olhando os outros. Para nos conhecer nós temos que conhecer a humanidade. Se você não conhece as possibilidades da vida humana, você não sabe até onde ela pode se expandir e não sabe portanto até onde você pode ir. Até onde você pode ir?
O clássico pode iluminar a sua vida; pode ser uma ligação entre você e a espécie humana. Você pode crescer e ser maior que a sua sociedade. Na verdade, você pode ser do tamanho da humanidade!

4) Os clássicos o ajudam a conhecer a si mesmo e a conhecer os outros

Os bons livros colocam diante de nós uma série de personagens muito diversificados e nos mostram as razões de suas ações, seus pensamentos, seus sofrimentos, suas contradições, suas mentiras, sua vida interior. E por isso nos ajuda a refazer o olhar sobre nós mesmos. É como se uma nova antena se instalasse, com uma nova frequência. Você passa a captar, a notar coisas e relações que antes você nem percebia. Enfim, você fica mais inteligente.
Você se conhecerá melhor, entenderá melhor as pessoas, gostará mais delas e saberá lidar melhor com elas.

5) Você terá maior acesso à história da humanidade e à diversidade cultural

Os bons livros nos colocam em contato com culturas diferentes das nossas. Eles nos contam fatos ligados à história da humanidade, nos situam dentro da grande linha histórica que chega até nós.

6) Através da leitura dos bons livros, aprenderemos a apreciar a nossa vida atual, simples como ela é

Nós estamos acostumados com o nosso dia a dia. Isso pode nos entediar e nos impedir de apreciar as coisas boas e simples da vida.
O hábito e a falta de atenção nos deixa em um estado de adormecimento.
Os clássicos nos mostram momentos cotidianos simples mas dignos de atenção e por isso nos abrem os olhos, nos dão a chave para apreciar a vida e gostar do que nos acontece.
É preciso cultivar um novo modo de olhar o mundo; um segundo olhar a coisas cotidianas, que antes não percebíamos ou que nos entediavam.

7) A leitura aumenta a nossa capacidade de contar a nossa própria história

Muitas vezes a angústia que sentimos não é com nossa própria vida, mas com o jeito com que contamos a nossa vida para nós mesmos e para os outros.
Em geral nós damos ao que sentimos uma expressão exagerada ou falsa, que tomamos, depois de muito tempo, pela realidade mesma.
O ideal é que nossa própria história, a versão que nós contamos, tenha cores e sons, enfim, que tenha poesia, que seja artística.

8) A leitura dos bons livros nos ajuda a melhorar a redação

Com o hábito de ter boas leituras, você se acostumará com as estruturas gramaticais, aumentará seu vocabulário e absorverá os estilos de redação dos grandes escritores.

9) No mínimo, a leitura nos afasta de atividades negativas e nos coloca em um espaço de reflexão muito precioso

A leitura de um romance ou de boas poesias nos desliga um pouco da agitação do mundo moderno, nos dá tempo para ruminar nossos sonhos, nossos planos e nossos desejos.

10) A quem quer ser escritor a leitura dos clássicos permite conviver virtualmente com os futuros colegas de profissão e ajuda a expandir a criatividade

Toda arte é ensinada de pessoa a pessoa. O contato com os grandes escritores é um grande estímulo para desenvolver o gosto pela narrativa e pela expressão através da palavra.
Nesse caso, pode ser necessário também conhecer a história da literatura, ler livros de crítica literária, ler autobiografias de grandes escritores etc.

Obrigado pela sua participação!
Esperamos que você esteja conosco nos próximos encontros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário