domingo, 18 de março de 2012

O que são as Expedições Literárias?

Tirado de www.images.com
Algumas pessoas gostam de assistir à televisão; outras preferem ler ou assistir ao jornal diário; e há ainda o grupo daquelas pessoas que gostam mesmo é de ler romances e de declamar poesias.

Então, olhando dessa forma, será que a leitura de romances e de poesias é apenas um simples passatempo, como é a televisão, ou um meio de informação, como são os jornais?

Será que a televisão, os jornais e os grandes clássicos da literatura universal têm a mesma natureza? Nos encontros das Expedições Literárias queremos mostrar a você que não.

Os três nos proporcionam atividades muito diferentes -- que têm funções e graus de importância diferentes dependendo do objetivo de vida de cada um de nós.

É verdade que os bons livros podem nos divertir e preencher o nosso tempo, mas eles também fazem mais, muito mais, por nós: eles nos dão novas lentes, com as quais poderemos ver a nós mesmos, os outros e o mundo, em geral, de uma forma nova e mais compreensiva. Eles nos ajudam a contar a nossa própria história de um modo diferente, mais sincero e por isso mais autêntico.

Os grandes autores nos ajudam a educar a nossa imaginação e a cultivar em nós perspectivas e sentimentos que nos aproximam do ideal da verdade, do bem e do belo. Essa função da arte é também função da educação que recebemos na família, na escola e também é parte da função da devoção religiosa. Esse conjunto de instituições e de práticas nos ajudam, com a graça de Deus, a compreender melhor a natureza humana e a amar verdadeiramente o nosso próximo.

A literatura também é arte e por isso ela é tão necessária à civilização -- e, claro, também é necessária a todos nós que pretendemos fazer parte, a nosso modo, da civilização e da cultura ocidental.

As Expedições Literárias pretendem ser, inicialmente, um grupo de leitura dirigida e de comentários de alguns dos melhores livros de nossa literatura brasileira e universal.


A participação é livre e não haverá provas ou testes. O único requisito é ter gosto pela leitura e vontade de aprender.

Você já deve ter percebido que a leitura direta dos bons livros é, atualmente, uma tarefa muito difícil -- tão difícil que chega a afastar deles até mesmo as pessoas que sinceramente gostariam de lê-los. Essa distância coloca hoje os potenciais leitores e os bons livros em dois mundos muito diferentes, incomunicáveis. Nossa meta é encurtar essa distância.

Por isso queremos ser os intermediários entre você e os mais interessantes livros já escritos; para tanto montamos esse projeto que une em comunhão de interesses a idealizadora da Garagem das Letras (Luzenir Gonzaga, professora aposentada), um aficionado por literatura (Bruno Magalhães) e a Escola Interação, de Águas Formosas, MG.

Convidamos você a embarcar nessa promissora viagem!

Fique atento às datas dos encontros e tome assento nesse trem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário