domingo, 25 de março de 2012

E a viagem começou...

Enfim, o trem das Expedições Literárias deu a partida. Conforme agenda divulgada aqui no blog, o primeiro encontro aconteceu ontem, dia 23/03/2012, às 19 horas, na Escola Interação, com uma platéia considerável (34 participantes), formada por jovens alunos, professoras e  pessoas de outros setores da comunidade.


A Luzenir começou a conversa apresentando os parceiros do projeto e contou como tudo começou com a idéia do Bruno Magalhães, que convidou a Garagem para ajudar a organizar, que convidou a Interação para oferecer o suporte logístico (espaço e equipamentos).
Em seguida, a Rosângela, vice-diretora da Interação falou sobre o quanto esta parceria é importante para a escola. Poeticamente, ela disse que o Expedições é um sonho sonhado a três que estava se realizando.
Continuando, a Luzenir relatou um pouco da sua experiência com a leitura até chegar à criação da Garagem das Letras.
Como Literatura e Música andam juntas, o Professor de música, Forlan Freitas fez uma apresentação com Nayane e Franklin, alunos da Escola Social de Música. A música escolhida foi Amor de Índio, do Beto Guedes. Tudo a ver com a mineiridade do nosso trem.

Após o momento musical, o Bruno Magalhães falou sobre a importância da Literatura, tanto pelo seu valor estético quanto pelo seu papel de transformação na vida das pessoas. Enquanto tecia seus comentários, ele dava exemplos citando sua própria experiência com a leitura do grandes clássicos. Falou ainda da influência do professor José Monir Nasser, moderador do programa Expedições pelo Mundo da Cultura, inspirador do Expedições Literárias.

Após o Bruno fazer um breve resumo do livro que será analisado no próximo encontro - Dom Casmurro, do Machado de Assis - assistimos a um video que faz uma prévia da história.
No final, todos se encantaram com o curta animado vencedor do Oscar deste ano, The Fantastic Flying Books of Mr. Lessmore.
Houve ainda o sorteio de uma camisa do projeto (a ganhadora foi a Greet) e, na saída, todos levaram uma "doce lembrança" do encontro e um marca páginas.



Agradecimentos:
- Forlan, Nayane e Franklin, pelo belo momento musical,
- Odara e Priscila, por desempenharem tão bem o papel de recepcionistas,
- Elza, que nos contou a história de um pequeno escritor e doou para a Garagem das Letras alguns livrinhos que ele escreveu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário